Ilustração para influencia midiática no consumismo |
A Mídia é um conjunto dos meios de comunicação social de
massas, ou seja é quase impossível não se deparar com sua difusão de
informações pois somos bombardeados com ela a todo tempo.
Esse conjunto dos meios de comunicação (internet, rádio,
televisão, jornais, revistas, etc.) tem seu lado bom e ruim. Por exemplo: a
internet é uma excelente ferramenta de busca e pesquisas, porem é usada para
fazer bullying e traficar.
Além de entretenimento, informação e curiosidades, a mídia
tem seu lado obscuro, os anúncios e propagandas. Como 99% das empresas visam
absolutamente o lucro, elas usufruem da mídia para influenciar na compra de
seus produtos. Porem a situação está fora de controle pois muitos desses
produtos divulgados são comprados sem um propósito, simplesmente porque a mídia
te convence de que se não obter determinado produto você não estará de acordo
com os padrões que ela mesmo impõem.
É uma barbaridade o fato de as empresas estarem lucrando
absurdos com a venda de seus produtos que usam matéria prima retirada da
natureza, produtos tóxicos na fabricação e posteriormente são descartados de
forma indevida prejudicando o meio ambiente e o bolso dos compradores.
Na televisão a situação está ainda mais crítica, pois os
anúncios não só não condizem com a realidade, mas são oferecidos a preços
altíssimos com a hipócrita palavra “Promoção” para influenciar a venda.
Essa realidade não é só no Brasil, mas sim no
mundo todo, e se continuar como está, a humanidade vai sofrer as consequências por esse consumismo desordenado que prejudica
o meio ambiente, talvez não agora, mas as futuras gerações certamente sofreram
influencia em suas vidas devido aos erros de seus antepassados.De: Igor Moreira e Israel Martins.
Propaganda de cerveja que influência na compra pela bela mulher que a promove. |
Ilustração de propaganda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário